24 de março de 2010

Índios do Xingu realizam treinamentos com bombeiros americanos

Treinamentos oferecidos por bombeiros americanos levam índios de quatro etnias do Xingu a participaram, logo que os bombeiros dos EUA são profissionais altamente especializados no combate a incêndios florestais em áreas protegidas.
Ao todo foram 25 índios trumais, caiapós, juruma e panará, além de 20 bombeiros do Mato Grosso, que se reuniram entre 1º e 7 de março na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto Jarina.
Os três americanos que deram o treinamento aos indígenas optaram por dar ênfase, em especial, à importância da prevenção dos incêndios florestais. Um antropólogo serviu de intérprete entre os índios e os instrutores estrangeiros.
No Xingu existem aproximadamente 50 índigenas treinados e equipados para combater as queimadas. A partir de maio, irá recomeçar a temporada do fogo na Amazônia. E eles devem mais uma vez fazer o possível para evitar que incêndios destruam a mata.

36 anos do incêndio do Edifício Joelma

(Imagem divulgação)

Em 1 de fevereiro de 1974 uma notícia chamava a atenção no Brasil. Um incêndio que marcou a história do Corpo de bombeiros. O incêndio do Edifício Joelma

Numa manhã de 1974 ás 8h40, um funcionário ouviu um ruido no 12° andar e foi constatar o que estava acontecendo. Ao chegar no local, viu que o ar condicionado estava pegando fogo. Foi então que após várias tentativas de apagar o incêndio que o fogo se espalhou. O corpo de bombeiros só foi chamado as 09h03, foram dois quartéis mais próximos que saíram dois minutos depois. Mas pelas condições do transito só conseguiram chegar às 09h10. O incêndio se propagava rapidamente pelo fato do prédio estar mobiliado com moveis de madeira, pisos acarpetados e cortinas de tecidos. Helicópteros foram acionados para ajudar no salvamento, mas a estrutura do prédio não permitiu a que as aeronaves pousassem.
Cerca de 10 pessoas saltaram pelas janelas do Edifício movidas pelo desespero, alguns dos bombeiros desprovidos de equipamentos básicos de segurança, como máscaras de oxigênio entram no prédio para resgatar mais vítimas.
O incêndio só foi controlado às 13h30 com a ajuda de 12 auto-bombas, 3 auto-escadas, 2 plataformas elevatórias e o apoio de dezenas de veículos de resgate. Neste mesmo horário todas as vítimas já tinham sido resgatadas.

Corpo de Bombeiros atende 60 chamados por dia no ABC

O 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado no ABC em São Paulo, atende a aproximadamente 60 chamados de salvamento por dia. A corporação existente desde 1966 contando com 508 homens na região e no ano de 2009 atendeu a cerca de 21.608 ocorrências.
A central dos bombeiros atende cerca de 300 ligações por dia podendo inclusive chegar a picos de 600 ligações, no entanto, vale lembrar que infelizmente a corporação sofre com um problema muito sério pois muitos trotes são passados. Mas como os atendentes possuem uma certa experiência já conseguem na maioria das vezes identificar o teor da ligação e se persistirem as tentativas de trotes a polícia militar é acionada para que possa verificar o ocorrido. Ou ainda é efetuada uma ligação para a casa de onde está partindo a ligação para que possam avisar aos pais do menor e portanto são tomadas as providências.
Ainda segundo levantamento, cerca de 80% das ligações são para pedidos de informações ou serviços domésticos e que não competem a corporação.
Todos os atendentes recebem treinamento para proceder de maneira correta e tentarem resolver problemas pelo telefone. Uma das maiores ocorrências são com mães desesperadas pelo fato de seus filhos recém nascidos estarem engasgados com leite ou vômito. A maioria das chamadas que se transformam efetivamente em atendimento são de acidentes de trânsito e que infelizmente continuam vitimando muitas pessoas na cidade.

17 de março de 2010

Equipamentos modernos no Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo recebeu na quarta-feira, 10 de março, do Governo do Estado e da Prefeitura da cidade novas viaturas e equipamentos que irão auxiliar no resgate de vítimas e também em um melhor preparo por parte da corporação para que possam atender a sociedade com mais eficiência e rapidez.
Foram entregues dez viaturas autobombas que são usadas em ocorrências de salvamentos e incêndios, cinco martelos rompedores que são utilizados para casos de desabamentos e ainda outros equipamentos que serão primordiais para o resgate em alto mar seja de barcos com pessoas a deriva ou ainda para casos de afogamento.
A corporação recebeu ainda homenagens por esta data histórica, pois no dia 10 de março de 1880 foi oficialmente criado o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Possuindo apenas um pensamento que é salvar vidas, novos equipamentos e mais motivados ainda por terem completado 130 anos é assim que a corporação espera que venham outros 130 de serviços prestados, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo segue sempre pronto para ajudar e prestar solidariedade as pessoas da cidade.

10 de março de 2010

Ser bombeiro

Em 2010, o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, completa 130 anos, são anos de dedicação e coragem, salvando vidas alheias e sendo considerados heroís pela maioria da população.

Ser bombeiro. Uma profissão que causa orgulho para a sociedade, mas que para esses profissionais é apenas um trabalho, acreditam que estão fazendo apenas a sua função.

Desastres acontencem todos os dias e, portanto, o que seria da maioria da população sem esses profissionais, sem o trabalho que eles prestam à sociedade? Para sobreviver de desastres e tragédias é muito importante a presença deles, tanto para acalmar as vítimas quanto para salvá-las.

Embora uma profissão tão importante seja pouco valorizada no Brasil, muitos jovens que estão pensando em qual carreira escolher lembram dos bombeiros ou simplesmente sentem admiração por esses profissionais.

Quando cai um avião, ou algum prédio pega fogo, logo é pensado que os sobreviventes são apenas sortudos e esquecem que nessas ocorrências geralmente há profissionais lutando pela vida.

Corpo de Bombeiros comemora 130 anos em São Paulo

Nesta quarta-feira, dia 10, o Corpo de Bombeiros comemora 130 anos em São Paulo. Foram anos de história, mudanças e situações que marcaram muita gente. Foram situações em que a ação dos bombeiros ajudou a salvar muitas vidas.

Ser bombeiro é uma profissão onde é preciso ter muita coragem, para enfrentar situações de risco e de perigo. Os bombeiros podem ser chamados de heróis, eles vivem todos os dias emoções e situações que vão levar para uma vida inteira, ainda mais neste momento em que o mundo sofre com tantos acidentes e tantas tragédias. A corporação do corpo de bombeiros trabalha para adquirir novas técnicas e equipamentos com o objetivo de oferecer um dos melhores serviços de resgate do mundo. Atualmente o Corpo de Bombeiros atende a 630 atendimentos por dia.
Hoje existem 21 Grupamentos de Bombeiros no Estado de São Paulo. São quatro na Capital, três na Grande São Paulo, treze no interior e um no litoral, exclusivo para Salvamento Marítimo. Nos últimos três anos 11 novos postos do Corpo de Bombeiros foram criados em diferentes cidades do interior e litoral.