24 de março de 2010

36 anos do incêndio do Edifício Joelma

(Imagem divulgação)

Em 1 de fevereiro de 1974 uma notícia chamava a atenção no Brasil. Um incêndio que marcou a história do Corpo de bombeiros. O incêndio do Edifício Joelma

Numa manhã de 1974 ás 8h40, um funcionário ouviu um ruido no 12° andar e foi constatar o que estava acontecendo. Ao chegar no local, viu que o ar condicionado estava pegando fogo. Foi então que após várias tentativas de apagar o incêndio que o fogo se espalhou. O corpo de bombeiros só foi chamado as 09h03, foram dois quartéis mais próximos que saíram dois minutos depois. Mas pelas condições do transito só conseguiram chegar às 09h10. O incêndio se propagava rapidamente pelo fato do prédio estar mobiliado com moveis de madeira, pisos acarpetados e cortinas de tecidos. Helicópteros foram acionados para ajudar no salvamento, mas a estrutura do prédio não permitiu a que as aeronaves pousassem.
Cerca de 10 pessoas saltaram pelas janelas do Edifício movidas pelo desespero, alguns dos bombeiros desprovidos de equipamentos básicos de segurança, como máscaras de oxigênio entram no prédio para resgatar mais vítimas.
O incêndio só foi controlado às 13h30 com a ajuda de 12 auto-bombas, 3 auto-escadas, 2 plataformas elevatórias e o apoio de dezenas de veículos de resgate. Neste mesmo horário todas as vítimas já tinham sido resgatadas.

Um comentário: