28 de abril de 2010

Bombeiros salvam criança por telefone

A menina Iasmin, de 2 anos de idade, estava se afogando em uma banheira e os vizinhos ligaram para os bombeiros. Por telefone, com as instruções dos bombeiros, os vizinhos salvaram a vida dela. Essa ocorrência aconteceu em Penápolis, a 479 km de São Paulo.
A mãe da menina Iasmin, Joselaine de Souza, foi desligar a máquina de lavar e deixou Iasmin sozinha e quando voltou a criança havia se afogado.
Os vizinhos ouviram o desespero da mãe e ligaram para os bombeiros. Por telefone, o soldado Alessandro Faco deu orientações para que os vizinhos salvassem Iasmin.
Casos como o de Iasmin não são tão raros, acidentes domésticos envolvendo crianças são ocorrências que os bombeiros estão adaptados à atender e sabem como agir nesses casos.
Geralmente quem está ligando, está nervoso. Se o nervosismo tomar conta de quem liga, os procedimentos passados pelo telefone ficam complicados de serem executados.

27 de abril de 2010

Incêndio destrói camelódromo no RJ


Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite de segunda 26 de abril o camelódromo da Central do Brasil, centro da cidade. As chamas que podiam ser vistas a grande distância foram controladas após seis longas horas de batalha dos bombeiros.
Cerca de 600 barracas dos ambulantes que estavam no camelódromo foram destruídas pelas chamas sendo que o incêndio propagou-se ainda para o depósito das bancas. Houve ainda, muita confusão por parte dos camelôs que tentavam salvar seus produtos com a guarda municipal que estava tentando isolar a área para facilitar o trabalho dos bombeiros e evitar a aglomeração de populares.
O fogo atingiu ainda dois hotéis que ficam próximos ao local, os bombeiros enfrentaram grandes dificuldades para controlar as chamas que se espalharam rapidamente devido as mercadorias dos ambulantes.
Após o fim da ocorrência o comando dos bombeiros informou que o incêndio teve início com a explosão de um botijão de gás de uma padaria atrás da Central do Brasil, no entanto, não houve informação a respeito de pessoas feridas.

23 de abril de 2010

Há 38 anos uma tragédia parou São Paulo


Um dos maiores incêndios ocorridos em São Paulo aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1972. Se trata do incêndio do edifício Andraus.
A possível causa do incêndio teria sido uma sobrecarga no sistema elétrico de uma loja. O fogo iniciou-se no segundo pavimento e consumiu o prédio, e em poucos minutos já tinha invadido os 28 andares e outros três prédios visinhos. A maioria dos sobreviventes impossibilitados de utilizar as escadas de emergência subiram no último pavimento do edifício, onde ficaram até que os bombeiros controlassem o fogo e posteriormente fossem resgatados de helicóptero.
A primeira equipe a chegar foi a 4.ª Companhia de Busca e Salvamento do Corpode Bombeiros.
Os Bombeiros arrastaram pelo menos 40 pessoas ao longo de 7 metros de uma escada improvisada em ponte, entre o teto do edifício visinho e o 12º andar do Andraus. O acidente deixou 16 mortos e 345 feridos.

16 de abril de 2010

Caso: Osasco Plaza

(Imagem G1)
Paredes desabando, ferros retorcidos, corpos mutilados, gritos de dor e pânico, assim pode-se descrever a explosão do Osasco Plaza Shopping
Eram 12h15, véspera do dia dos namorados, muitas pessoas andavam pelos corredores e pela praça de alimentação do shopping quando uma tragédia aconteceu.
Uma explosão causada por um vazamento de gás no subsolo do prédio matou 42 pessoas e deixou mais de 400 feridos.
O Corpo de Bombeiros enviou para o local 38 viaturas e 167 bombeiros. No dia seguinte da explosão, o trabalho dos bombeiros para resgatar eventuais sobreviventes continuava. Eles trabalharam dias até que todos os corpos pudessem ser encontrados. Muitos destes corpos foram mutilados e tragados pela terra. Cães farejadores foram usados no resgates das vítimas.