9 de maio de 2010

55% das chamadas são trotes no PR


Segundo o comando do corpo de bombeiros do Paraná 55% das 4500 ligações diárias recebidas pela corporação são de trotes passados principalmente por crianças fazendo algum tipo de brincadeira. É de lamentar o fato de que as pessoas não tem noção do prejuízo que estão causando para quem realmente necessita de ajuda.
Ao atender uma ocorrência que não é verdadeira desloca um efetivo para outro local. Sendo assim, a unidade de resgate não poderá dar a devida atenção para quem está gravemente ferido, o que pode levar muitas pessoas a óbito.
Seria preciso um sério trabalho de conscientização para que as pessoas não façam isso, pois um dia pode ser algum ente querido que estará precisando de ajuda.
Felizmente os atendentes são treinados para fazer o maior número de perguntas e assim poder identificar o teor da ligação, como por exemplo: qual a situação do local? Assim pode-se percerber que ela cairá em contradição por não saber responder a pergunta e desliga rapidamente o telefone.
O trote é crime previsto no código penal (art.266 e art.340) e quem o pratica pode pegar de um a três anos de detenção e multa.

2 comentários: