11 de maio de 2010

Cães de Resgate


O trabalho com cães farejadores é usado em resgates no Brasil é desenvolvido apenas nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A maioria dos animais atende as necessidades do Corpo de Bombeiros, desempenhando um papel fundamental na localização de pessoas perdidas em florestas, desabamentos e soterramentos.
A capacidade de trabalho de um cão farejador para localizar pessoas equivale a 20 homens desempenhando a mesma função de busca, sendo que o animal pode realizar a tarefa em um tempo muito menor. O trabalho feito pelos cães é muito importante no Brasil, e o número deles tem aumentado muito nos últimos anos graças ao perfeito trabalho feitos por eles.
As raças utilizadas são várias, qualquer cão está apto a ser treinado, desde que tenha habilidade para o trabalho, à exceção de raças muito pequenas e frágeis, ou muito grandes, como o dogue alemão.

Até por telefone


Quase todos os dias os bombeiros saem pelas ruas para salvar vidas. Mas eles mostram que não é preciso sair do quartel dos bombeiros para ajudar alguém. Muitas vezes eles salvam vidas por telefone. São vários casos, um deles foi quando uma menina de 2 anos estava se afogando numa banheira em Penápolis, a mãe de descuidou uns minuto e quando voltou a criança estava se afogando. A mãe da criança ficou desesperada e começou a gritar. Os vizinhos ouviram e ligaram para os bombeiros que auxiliaram nos procedimentos para salvar a vida da criança.
Outro caso aconteceu em maio deste ano, quando um bebê de apenas 41 dias engasgou com o leite. A mãe e avô ligaram para os bombeiros. Pelo telefone o soldado dos bombeiros acalmou a família do bebê e ensinou a fazer os primeiros socorros até que uma equipe do resgate chegasse ao local para atendê-la. A calma e agilidade do resgate fizeram com que mais uma vida fosse salva pelos bombeiros.

Corpo de bombeiros combatem incêndio em Santos


O Corpo de Bombeiros de Santos, combateram um incêdio que atibgiu a favela da Vila Telma. A favela teve quase metade de suas moradias destruídas.
O fogo começou na tarde de segunda-feira (10) e destruiu cerca de 200 casas onde havia 415.
Os bombeiros trabalharam mais de duas horas para conseguir controlar o fogo que se espalhava com facilidade. O combate as chamas foi difícil porque, segundo os moradores, a água custou a chegar a alguns trechos da favela. Apesar da gravidade do incêndio, não houve feridos graves. Os bombeiros ainda não sabem o que causou o incêndio apenas que as chamas começaram no centro da favela. Entretanto, há muitas ligações clandestinas de energia no local. A corporação vai fazer um relatório sobre os riscos das casas que ainda estão de pé.

Sempre aprendendo: Bombeiros e lições de vida.


Neste ano o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completou 130 anos de história. Com isso, esses profissionais pretendem utilizar tudo que aprenderam e viveram em 130 anos de profissão para se preparar para desastres naturais, grandes incêndios, acidentes e tragédias que ainda estão por vir.
No momento em que o mundo sofre com grandes desastres, os bombeiros adquirem novas técnicas e equipamentos que ajudam em salvamentos e resgates de vítimas em São Paulo.
Nos 365 dias do ano, nas 24 horas por dia esses profissionais não param, um dia nunca é igual ao outro. Só na cidade de São Paulo são 630 atendimentos por dia.

Heroísmo? Vocação? O que pode ser na realidade?


Para a sociedade eles são como “anjos”. Muitos destes profissionais tentam explicar que o bombeiro não é um super-homem, que não consegue fazer milagres e apagar qualquer incêndio, eles são humanos, tem defeitos, sentimentos, obrigações.
Mas é quase impossível não se emocionar ao ver pessoalmente, ou através da mídia, um salvamento envolvendo um bombeiro. Exemplo disso foi o que aconteceu na explosão Osasco Plaza Shopping em 1996 quando um soldado do Corpo de Bombeiros conseguiu salvar um bebê de poucos meses, e que posteriormente se tornaria padrinho de batismo da criança.
Então quais são os limites entre ser herói e humano? A resposta é muito simples, não há limites é preciso ter coragem e sangue frio para enfrentar situações de risco de todo tipo, situações em que atuação dos bombeiros ajudam a salvar muitas vidas. O que existe são regras como não a de não se envolver emocionalmente, ou pelo menos tentar ao máximo não se envolver com o cotidiano de salvamentos de todos os dias.

Incêndio em veículo deixa trânsito lento no RJ


Um incêndio atingiu um automóvel no RJ na manhã desta segunda-feira 10 de maio, dificultando o trânsito e causando lentidão no sentido da Barra da Tijuca. O corpo de bombeiros de Campo Grande foi acionado para conter as chamas, que deram até um certo trabalho pois o fogo se propagou de maneira muito rápida.Segundo as primeiras informações do comando do corpo de bombeiros, as causas do acidente ainda são desconhecidas.

30 pessoas feridas em acidente entre ônibus e carreta

Um acidente entre um onibus fretado e uma carreta carregada com chapas de madeira na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, deixou 30 pessoas feridas.
O acidente ocorreu entre a divisa de Francisco Morato e Campo Limpo Paulista.
Algumas pessoas ficaram presas nas ferragens o que acabou dificultando o trabalho de resgate dos bombeiros. As vítimas foram levadas para os hospitais mais próximos como, por exemplo, nas cidades de Cajamar, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Francisco Morato. Devido a gravidade da colisão e o grande número de vítimas foi necessário pedir o auxílio da corporação de bombeiros da cidade de Jundiaí.

10 de maio de 2010

Marília tem Taxa dos Bombeiros suspensa por liminar


A prefeitura de Marília recebeu no dia 7 de maio, ao meio-dia, intimação da liminar que suspendeu a cobrança da Taxa dos Bombeiros. Mas até a tarde do mesmo dia, ainda eram aceitos os pagamentos.
Segundo o procurador do município, Luis Carlos Pfeiffer, a intimação foi encaminhada ao gabinete do prefeito logo após o recebimento. A prefeitura prepara recurso de apelação baseado nas cidades que já tiveram a taxa aprovada.
O comando do Corpo de Bombeiros, no dia 6 de maio, voltou a se manifestar favorável à cobrança da nova taxa para um atendimento mais eficiente e adequado.
Além de Marília, o município de São Sebastião também cobra essa taxa. Mas afinal, para que serve a Taxa dos Bombeiros? Os municípios que aplicam essa taxa afirmam que ela é necessária para a manutenção de equipamentos, e ainda que a cobrança é a utilização nos serviços de busca e salvamentos aquáticos ou terrestres, serviços de proteção e no combate a incêndio e resgate.

9 de maio de 2010

Criança salva a vida de familiares

Um acidente automobilístico aconteceu na cidade de Rancho Queimado, estado de Santa Catarina, na noite da última sexta-feira, 7 de maio. Uma menina de dez anos de idade salvou a vida de sua tia e mais uma menina ao ligar para o corpo de bombeiros, mas o motorista morreu no local.
De acordo com o comando dos bombeiros chovia muito na hora do acidente e a pista estava bastante escorregadia. O acidente ocorreu por volta das 23h quando o carro saiu da via e caiu em um barranco.
As duas garotas e a tia que estavam no veículo foram levadas para o hospital e não correm risco de morte.

Novas instalações estão previstas em Araçatuba


O comando do corpo de bombeiros do Estado de São Paulo abriu na última quinta-feira, 6 de maio, licitação que prevê a contratação de uma empresa para que possam ser iniciadas em breve as obras do 20º grupamento de bombeiros na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo.
A informação já foi publicada em diário oficial e o próximo passo é esperar a empresa vencedora da licitação iniciar as obras. O futuro terreno das instalações do corpo de bombeiros tem pouco mais de sete mil metros quadrados e ficará próximo a base da polícia militar no bairro Juçara.
A estimativa é que a construção do novo quartel da corporação irá custar R$ 2,75 milhões de reais, no entanto, ainda não há previsão para o término das obras.

Bombeiros de Santa Catarina passam por treinamento


O corpo de bombeiros do estado de Santa Catarina passará por um treinamento específico para combates a incêndio até a próxima quarta-feira, 12 de maio. A intenção é aprimorar a eficácia no combate as chamas e fazer com que a ação imediata reduza os riscos para as vítimas e para os próprios bombeiros.
As ações do treinamento são feitas em um ambiente aberto e tambem em contêiner (simulando um ambiente fechado) assim a corporação pode treinar resgates em diferentes ambientes.
São treinadas, tambem, situações de aproximação as chamas em escala de dificuldades de 0 a 10.
Nas primeiras quatro fases é possível avançar em boa segurança, em uma fase de escala seis e sete, o soldado até consegue ir para dentro do local do incêndio, porém ele deve estar pronto para regressar a qualquer momento. A partir da sétima fase nenhum soldado é autorizado a enfrentar as chamas, pois nesta escala de dificuldade já não é possível salvar a edificação e tão pouco eventuais vítimas.

Torpedos SMS para a Polícia e Bombeiros poderão ser grátis

O Ministério Público Federal do Estado de São Paulo entrou com pedido de liminar para que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) seja obrigada a permitir, em no máximo 60 dias, que o serviço de torpedos SMS passe a ser gratuito para a população entrar em contato com orgãos de assistência á população,no caso a polícia e os bombeiros.
Segundo o MPF-SP a corporação paulista já possui esse serviço de comunicação via mensagem de celular que é chamado de "contact center", porém a liberação desse serviço depende de uma negociação da Anatel junto as operadoras de telefonia móvel que já se arrasta desde o ano de 2008.
O orgão federal informou que a Anatel não sabe o motivo da demora para a regularização do serviço e que não existe nenhum tipo de impedimento técnico para que o serviço entre em vigor e uma decisão administrativa.

55% das chamadas são trotes no PR


Segundo o comando do corpo de bombeiros do Paraná 55% das 4500 ligações diárias recebidas pela corporação são de trotes passados principalmente por crianças fazendo algum tipo de brincadeira. É de lamentar o fato de que as pessoas não tem noção do prejuízo que estão causando para quem realmente necessita de ajuda.
Ao atender uma ocorrência que não é verdadeira desloca um efetivo para outro local. Sendo assim, a unidade de resgate não poderá dar a devida atenção para quem está gravemente ferido, o que pode levar muitas pessoas a óbito.
Seria preciso um sério trabalho de conscientização para que as pessoas não façam isso, pois um dia pode ser algum ente querido que estará precisando de ajuda.
Felizmente os atendentes são treinados para fazer o maior número de perguntas e assim poder identificar o teor da ligação, como por exemplo: qual a situação do local? Assim pode-se percerber que ela cairá em contradição por não saber responder a pergunta e desliga rapidamente o telefone.
O trote é crime previsto no código penal (art.266 e art.340) e quem o pratica pode pegar de um a três anos de detenção e multa.

5 de maio de 2010

Projeto Bombeiros Mirins

(imagem internet)
No projeto, crianças de baixa renda aprendem um pouco como é ser bombeiro. São aulas de primeiros socorros, de sobrevivência na selva e uma prévia do trabalho de Bombeiro. As crianças e adolescentes atendidas no projeto fazem lanches, usam uniformes, além de orientações no dia-a-dia e tem a disposição quatro computadores para a realização dos trabalhos escolares, esses aparelhos foram doados ao Projeto. As turmas de crianças e adolescentes são divididas por turnos, manhã e tarde e o projeto sobrevive de doações.

28 de abril de 2010

Bombeiros salvam criança por telefone

A menina Iasmin, de 2 anos de idade, estava se afogando em uma banheira e os vizinhos ligaram para os bombeiros. Por telefone, com as instruções dos bombeiros, os vizinhos salvaram a vida dela. Essa ocorrência aconteceu em Penápolis, a 479 km de São Paulo.
A mãe da menina Iasmin, Joselaine de Souza, foi desligar a máquina de lavar e deixou Iasmin sozinha e quando voltou a criança havia se afogado.
Os vizinhos ouviram o desespero da mãe e ligaram para os bombeiros. Por telefone, o soldado Alessandro Faco deu orientações para que os vizinhos salvassem Iasmin.
Casos como o de Iasmin não são tão raros, acidentes domésticos envolvendo crianças são ocorrências que os bombeiros estão adaptados à atender e sabem como agir nesses casos.
Geralmente quem está ligando, está nervoso. Se o nervosismo tomar conta de quem liga, os procedimentos passados pelo telefone ficam complicados de serem executados.

27 de abril de 2010

Incêndio destrói camelódromo no RJ


Um incêndio de grandes proporções atingiu na noite de segunda 26 de abril o camelódromo da Central do Brasil, centro da cidade. As chamas que podiam ser vistas a grande distância foram controladas após seis longas horas de batalha dos bombeiros.
Cerca de 600 barracas dos ambulantes que estavam no camelódromo foram destruídas pelas chamas sendo que o incêndio propagou-se ainda para o depósito das bancas. Houve ainda, muita confusão por parte dos camelôs que tentavam salvar seus produtos com a guarda municipal que estava tentando isolar a área para facilitar o trabalho dos bombeiros e evitar a aglomeração de populares.
O fogo atingiu ainda dois hotéis que ficam próximos ao local, os bombeiros enfrentaram grandes dificuldades para controlar as chamas que se espalharam rapidamente devido as mercadorias dos ambulantes.
Após o fim da ocorrência o comando dos bombeiros informou que o incêndio teve início com a explosão de um botijão de gás de uma padaria atrás da Central do Brasil, no entanto, não houve informação a respeito de pessoas feridas.

23 de abril de 2010

Há 38 anos uma tragédia parou São Paulo


Um dos maiores incêndios ocorridos em São Paulo aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1972. Se trata do incêndio do edifício Andraus.
A possível causa do incêndio teria sido uma sobrecarga no sistema elétrico de uma loja. O fogo iniciou-se no segundo pavimento e consumiu o prédio, e em poucos minutos já tinha invadido os 28 andares e outros três prédios visinhos. A maioria dos sobreviventes impossibilitados de utilizar as escadas de emergência subiram no último pavimento do edifício, onde ficaram até que os bombeiros controlassem o fogo e posteriormente fossem resgatados de helicóptero.
A primeira equipe a chegar foi a 4.ª Companhia de Busca e Salvamento do Corpode Bombeiros.
Os Bombeiros arrastaram pelo menos 40 pessoas ao longo de 7 metros de uma escada improvisada em ponte, entre o teto do edifício visinho e o 12º andar do Andraus. O acidente deixou 16 mortos e 345 feridos.

16 de abril de 2010

Caso: Osasco Plaza

(Imagem G1)
Paredes desabando, ferros retorcidos, corpos mutilados, gritos de dor e pânico, assim pode-se descrever a explosão do Osasco Plaza Shopping
Eram 12h15, véspera do dia dos namorados, muitas pessoas andavam pelos corredores e pela praça de alimentação do shopping quando uma tragédia aconteceu.
Uma explosão causada por um vazamento de gás no subsolo do prédio matou 42 pessoas e deixou mais de 400 feridos.
O Corpo de Bombeiros enviou para o local 38 viaturas e 167 bombeiros. No dia seguinte da explosão, o trabalho dos bombeiros para resgatar eventuais sobreviventes continuava. Eles trabalharam dias até que todos os corpos pudessem ser encontrados. Muitos destes corpos foram mutilados e tragados pela terra. Cães farejadores foram usados no resgates das vítimas.

24 de março de 2010

Índios do Xingu realizam treinamentos com bombeiros americanos

Treinamentos oferecidos por bombeiros americanos levam índios de quatro etnias do Xingu a participaram, logo que os bombeiros dos EUA são profissionais altamente especializados no combate a incêndios florestais em áreas protegidas.
Ao todo foram 25 índios trumais, caiapós, juruma e panará, além de 20 bombeiros do Mato Grosso, que se reuniram entre 1º e 7 de março na aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto Jarina.
Os três americanos que deram o treinamento aos indígenas optaram por dar ênfase, em especial, à importância da prevenção dos incêndios florestais. Um antropólogo serviu de intérprete entre os índios e os instrutores estrangeiros.
No Xingu existem aproximadamente 50 índigenas treinados e equipados para combater as queimadas. A partir de maio, irá recomeçar a temporada do fogo na Amazônia. E eles devem mais uma vez fazer o possível para evitar que incêndios destruam a mata.

36 anos do incêndio do Edifício Joelma

(Imagem divulgação)

Em 1 de fevereiro de 1974 uma notícia chamava a atenção no Brasil. Um incêndio que marcou a história do Corpo de bombeiros. O incêndio do Edifício Joelma

Numa manhã de 1974 ás 8h40, um funcionário ouviu um ruido no 12° andar e foi constatar o que estava acontecendo. Ao chegar no local, viu que o ar condicionado estava pegando fogo. Foi então que após várias tentativas de apagar o incêndio que o fogo se espalhou. O corpo de bombeiros só foi chamado as 09h03, foram dois quartéis mais próximos que saíram dois minutos depois. Mas pelas condições do transito só conseguiram chegar às 09h10. O incêndio se propagava rapidamente pelo fato do prédio estar mobiliado com moveis de madeira, pisos acarpetados e cortinas de tecidos. Helicópteros foram acionados para ajudar no salvamento, mas a estrutura do prédio não permitiu a que as aeronaves pousassem.
Cerca de 10 pessoas saltaram pelas janelas do Edifício movidas pelo desespero, alguns dos bombeiros desprovidos de equipamentos básicos de segurança, como máscaras de oxigênio entram no prédio para resgatar mais vítimas.
O incêndio só foi controlado às 13h30 com a ajuda de 12 auto-bombas, 3 auto-escadas, 2 plataformas elevatórias e o apoio de dezenas de veículos de resgate. Neste mesmo horário todas as vítimas já tinham sido resgatadas.

Corpo de Bombeiros atende 60 chamados por dia no ABC

O 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado no ABC em São Paulo, atende a aproximadamente 60 chamados de salvamento por dia. A corporação existente desde 1966 contando com 508 homens na região e no ano de 2009 atendeu a cerca de 21.608 ocorrências.
A central dos bombeiros atende cerca de 300 ligações por dia podendo inclusive chegar a picos de 600 ligações, no entanto, vale lembrar que infelizmente a corporação sofre com um problema muito sério pois muitos trotes são passados. Mas como os atendentes possuem uma certa experiência já conseguem na maioria das vezes identificar o teor da ligação e se persistirem as tentativas de trotes a polícia militar é acionada para que possa verificar o ocorrido. Ou ainda é efetuada uma ligação para a casa de onde está partindo a ligação para que possam avisar aos pais do menor e portanto são tomadas as providências.
Ainda segundo levantamento, cerca de 80% das ligações são para pedidos de informações ou serviços domésticos e que não competem a corporação.
Todos os atendentes recebem treinamento para proceder de maneira correta e tentarem resolver problemas pelo telefone. Uma das maiores ocorrências são com mães desesperadas pelo fato de seus filhos recém nascidos estarem engasgados com leite ou vômito. A maioria das chamadas que se transformam efetivamente em atendimento são de acidentes de trânsito e que infelizmente continuam vitimando muitas pessoas na cidade.

17 de março de 2010

Equipamentos modernos no Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo recebeu na quarta-feira, 10 de março, do Governo do Estado e da Prefeitura da cidade novas viaturas e equipamentos que irão auxiliar no resgate de vítimas e também em um melhor preparo por parte da corporação para que possam atender a sociedade com mais eficiência e rapidez.
Foram entregues dez viaturas autobombas que são usadas em ocorrências de salvamentos e incêndios, cinco martelos rompedores que são utilizados para casos de desabamentos e ainda outros equipamentos que serão primordiais para o resgate em alto mar seja de barcos com pessoas a deriva ou ainda para casos de afogamento.
A corporação recebeu ainda homenagens por esta data histórica, pois no dia 10 de março de 1880 foi oficialmente criado o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Possuindo apenas um pensamento que é salvar vidas, novos equipamentos e mais motivados ainda por terem completado 130 anos é assim que a corporação espera que venham outros 130 de serviços prestados, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo segue sempre pronto para ajudar e prestar solidariedade as pessoas da cidade.

10 de março de 2010

Ser bombeiro

Em 2010, o Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, completa 130 anos, são anos de dedicação e coragem, salvando vidas alheias e sendo considerados heroís pela maioria da população.

Ser bombeiro. Uma profissão que causa orgulho para a sociedade, mas que para esses profissionais é apenas um trabalho, acreditam que estão fazendo apenas a sua função.

Desastres acontencem todos os dias e, portanto, o que seria da maioria da população sem esses profissionais, sem o trabalho que eles prestam à sociedade? Para sobreviver de desastres e tragédias é muito importante a presença deles, tanto para acalmar as vítimas quanto para salvá-las.

Embora uma profissão tão importante seja pouco valorizada no Brasil, muitos jovens que estão pensando em qual carreira escolher lembram dos bombeiros ou simplesmente sentem admiração por esses profissionais.

Quando cai um avião, ou algum prédio pega fogo, logo é pensado que os sobreviventes são apenas sortudos e esquecem que nessas ocorrências geralmente há profissionais lutando pela vida.

Corpo de Bombeiros comemora 130 anos em São Paulo

Nesta quarta-feira, dia 10, o Corpo de Bombeiros comemora 130 anos em São Paulo. Foram anos de história, mudanças e situações que marcaram muita gente. Foram situações em que a ação dos bombeiros ajudou a salvar muitas vidas.

Ser bombeiro é uma profissão onde é preciso ter muita coragem, para enfrentar situações de risco e de perigo. Os bombeiros podem ser chamados de heróis, eles vivem todos os dias emoções e situações que vão levar para uma vida inteira, ainda mais neste momento em que o mundo sofre com tantos acidentes e tantas tragédias. A corporação do corpo de bombeiros trabalha para adquirir novas técnicas e equipamentos com o objetivo de oferecer um dos melhores serviços de resgate do mundo. Atualmente o Corpo de Bombeiros atende a 630 atendimentos por dia.
Hoje existem 21 Grupamentos de Bombeiros no Estado de São Paulo. São quatro na Capital, três na Grande São Paulo, treze no interior e um no litoral, exclusivo para Salvamento Marítimo. Nos últimos três anos 11 novos postos do Corpo de Bombeiros foram criados em diferentes cidades do interior e litoral.